"Inapelavelmente, há que se valorizar a palavra, na sua mais elementar forma, como na essência da perfeição do seu significado. Revigorá-la é um imperativo. Com o júbilo da coragem e do amor.
A palavra emerge. Viva. Desentranhada dos pensares de quem faz poesia. (Cavalcanti Barros)

"A poesia é a música da alma e, sobretudo, de almas grandes e sentimentais". (Voltaire)

"A poesia está mais próxima da verdade vital do que a história". (Platão)

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Divagações

Cavalcanti Barros




Eu creio que o poder maior da mente
excele a tudo o que se nos revela.
Que a força do pensar é simplesmente
um toque vibração gerado nela.

A mente é luz. Misteriosamente,
o comando do Soma nasce dela.
Até o amor e o ódio, plenamente,
em livre arbítrio, quem comanda é ela.

Indago, então divago e sou consciente
da magia sutil do inconsciente
que esculpe as formas deste meu pensar.

Eu vivo o Agora. Nada me é previsto.
Sou ser humano e o sendo, penso, existo.
Nasci o amor e é meu destino amar.

Copyright © 2010 by Cavalcanti Barros
All rights reserved.

Um comentário:

Arlene disse...

Cavalcanti Barros, sempre Cavalcanti Barros, um dos nossos mais inspirados poetas. O soneto "Divagações" nos leva ao êxtase. Lindo, como todos os que compõe. Bjs. Arlene.